Recebo muitas dúvidas sobre cocô fora do lugar, gente com dúvidas e anceios sobre esse tema. Muitos confundem achando que para corrigir o cocô fora do lugar, brigas, gritos e etc… Vão adiantar alguma coisa. Pois te digo que: Corrigir algo que você jamais ensiou é até TORTURA com seu cão, e pode levar a COPROFAGIA, caso você não saiba o que é isso, não importa agora, em outro post eu te explico mais detalhadamente, porém sendo rápido e objetivo é o simples ato do cão comer as próprias fezes.
Eu até brinco que o cão não fala portugês e jamais vai entender os seus gritos, as suas brigas e anceios. Se você quer corrigir o cocô fora do lugar, que tal ensinar o seu cão o lugar certo onde ele deve fazer?
Antes de ensinar o seu cão a como fazer cocô no lugar certo, você precisa saber de alguns detalhes para então começarmos a acertar.
Para ensinar o cocô no lugar certo, acredite se quiser, tudo começa pela alimentação e pela postura que seu animal ingere os alimentos. Preste atenção nos próximos tópicos!!!
1- CABEÇA ALTA: Primeira tarefa e fazer com que o animal comece a comer de cabeça alta, de forma que ele não precise inclinar a cabeça para baixo na hora que for ingerir a ração. Para facilitar coloque o pote de ração dele em algum suporte de forma que o cão tenha acesso rápido e fique com a cabeça e coluna retas, assim a comida vai ter mais facilidade de passar pelo esôfago.
2 – QUANTIDADE: O cão que come três vezes por dia com a cabeça alta, ele tende a fazer um cocô por cada refeição, você precisa ter noção exata de quanto o seu cão come por dia e quantidade de vezes que o animal faz cocô, e só colocando X quantidade de vezes iguais por dia você vai cosegur saber.
3 – RESTRIÇÃO DE ESPAÇO: Após a hora de comer, eu preciso que você restrinja a ração em um espaço perto do tapete higiênico ou um lugar de sua preferência, para que a gente consiga acelerar o processo de defecação. Mas fique LIGADO (A), pois se você é daqueles que brigava com o cão ele pode comer as fazes com a intenção de: “Sem provas não há crime”, e então caso aconteça vontaremos ao assunta da COPROFAGIA que eu falei, lá em cima.
Você vai observar o animal e quando ele fizer cocô, você vai imediatamente até o animal e bonifique o comportamento dele: “Ah, muito bem, muito bem, ti mamãe!”, se preferir pode dar petisco e soltar.
Você sabia que o cão, ele tem total capacidade de acelerar o metabolismo intestinal dele para quando lhe convém? Quando seus cães ganharem três recompensas pelo cocô, que é carinho, comida e liberdade, eles vão começar a acelerar esse processo de defecação para receber a bonificação. Checar até 10, 15 minutos após a refeição, que aí você consegue trabalhar de forma preventiva e tirar esse cocô.
Parece pouco, mas, é muito efetivo e ajuda a não ter muito pisoteio, porque às vezes você da a ração, sai para um compromisso e quando chega está uma bagunça, com as fezes e pisoteios do cão. Então, vamos fazer diferente, vamos botar duas alimentações pra você conseguir… Após acordar pela manhã, coloque a ração, após 20 minutos, o animal não comeu, retira o pote e oberseve, pra você tentar conseguir limpar pelo menos um dos cocôs antes de sair. Uma dica que funciona e vai te ajudar. Depous me conta como foi sua experiência de ensinar o seu filho cão a fazer o cocô no lugar certo.
– O adestramento de cães é benéfico para toda família, pois o adestramento de cães não age apenas na educação canina, o adestrador consegue agir não somente na educação do cão, mas também na educação da família. O adestramento de cães tem mais benefícios do que imagina. Procure um adestrador ou entre em contato comigo, Henrique Perdigão.
Eu sigo todas estas recomendações citadas, porém minha labradora de dez anos, adotada há dois anos, mantém o hábito de ingerir, algumas vezes, as próprias fezes. A levei a um nutrólogo, que detectou algo de errado com a absorção dos nutrientes, no momento, ela está numa dieta especial, com medicamentos e tudo mais, já há dois meses, e nada resolvido. Acho que pode ser comportamental, que ela não para de fazer de jeito nenhum, apesar de ter diminuído a frequência.
Exatamente, mas isso não tem como ajudar através de dicas, precisariamos de uma conversa mais particular atráves de atendimento online ou presencial.
Vou seguir essas dicas mas confesso, cocô e xixi é uma tortura aqui em casa, assim que acordo levo ela até o tapete ela faz mas no resto do dia vai pela casa toda tenho uma York de 2 anos minha casa é GRANDE tenho uma área na parte superior que se deixar ela lá parece que vai morrer de tanto que grita mais o que me tira do sério é que acredite se quiser ela sobe na mesa de vidro da cozinha e faz xixi não é sempre mas faz no sofá tbm confesso não sei o que fazer ? desculpa p desabafo.
Nossa! muita coisa ao mesmo tempo. Tenho no meu canal do youtube Henrique Perdigão, vídeo que pode te ajudar a acabar com os gritos e latidos quando ela estiver sozinha, isso acontece porque ela não esta acostumada a ficar sozinha e causa a ansiedade de separação. Sobre o xixi na mesa, ela faz para chamar a atenção, tente gastar a energia dela com passeios, briquedos com petiscos e etc…
Muito bom essas dicas, estou cm problemas cm a minha cachorra, ela está castrada, faz xixi no tapetinho, mas o coco não faz de jeito nenhum, faz sempre fora, levo ela pra passear, e sempre faz coco e xixi na rua, mas agora voltou a fazer no chão em casa, e voltou a comer chinelos. Não sei mais o q faço
Esse comportamento pode estar relacionado a falta de gasto de energia. Você costuma passear com seu cão ou gastar a energia dele jogando bolinha para ele pegar ou subindo a escada do prédio?
Perfeito tio Perdiga. Vou usar com os meus aumigos que tem esse problema e mudar o potinho da Kaila para mais alto. Show obrigada
Olá. Meu problema não é o cocô e sim o xixi. Ela faz o cocô no lugar certo mas o xixi as acerta 50% das vezes e as outras faz em outros pontos fora do jornal. Aí a gente acaba pisando e da lhe bagunça.
Quando seu cão fizer xixi no lugar errado não corrija, eduque! Ensine o lugar certo e bonifique quando ele fizer no lugar certo.