8 a cada 10 atendimentos que eu faço são de cães que sofrem com a ansiedade de separação e uma “boa parte” das pessoas sabem que o animal têm ansiedade de separação. Essa “boa parte” sabe que o cão sofre de ansiedade porque muitos dos conteúdos que eu coloco nas minhas mídias sociais alertam sobre esses sintomas.
Os sintomas da ansiedade de separação não são 100% específicos, você precisa juntar todos os sintomas para poder conseguir entender de onde vem esse comportamento.
Tem muita gente que me aborda e não sabe, mas eu vou te contar quais são os comportamentos que eu noto na casa dos clientes; Latidos em excesso, não aceita visitas, comportamento de territorialismo e não relaxa, fica o tempo todo ligado aos barulhos externos (Entre outros, tá?) O cão se torna hiper-apegado ao dono, segue por toda a casa, se você entra no banheiro ele começa a chorar e arranhar a porta…
E para melhorar esse tipo de comportamento eu costumo usar o enriquecimento ambiental com um “casquinho” bovino e ao entregar pro animal eu consigo amenizar os latidos do cão. Eu faço isso para entreter o animal enquanto eu converso com o dono.
Se você acha que seu cão tem alguma dos sintomas que eu citei aqui nesse blog, te indico a seguir as inúmeras dicas que eu tenho nas minhas redes sociais, lembrando que os cães não nascem sabendo o bom comportamento você precisa educar o animal.
