Quando você oferece atenção demais para o cão, ele cria uma dependência. Vou te contar uma história que aconteceu comigo!
Quando a Ana Maria (minha cadela) chegou na minha casa, minha filha humana, Alice, andava com a Aninha para cima e para baixo. E, eu falava “Alice, coloca a cachorra no chão!” por diversas vezes… Não tinha nada que fizesse a Alice colocar a Aninha no chão.
Quando eu chegava do trabalho, passava pela minha porta, a Aninha ficava pulando muito alto. Quando eu sentava no chão por volta de 23hr da noite, ela ficava por horas no meu colo enquanto eu fazia carinho. Era mais interessante para a Aninha, ter interação comigo, do que com a Alice. O fato que me fez ter uma decisão foi quando em uma viagem, eu levei a Aninha e ela tentou morder uma criança de 1 ano. Meu mundo caiu naquele momento.
Depois daquele momento eu decidi que precisaria me dedicar mais na educação da minha cachorra, fazer alguma coisa para ela aceitar minha filha humana e também para não ser reativa as pessoas na rua. Então, eu fiquei 5 dias; Eu, minha esposa e minha filha Alice, sem dar atenção para a Aninha.
E com isso, eu dei ESPAÇO, para minha cadela construir um relacionamento com a minha filha. Hoje elas são melhores amigas, em 5 dias, a Aninha começou a aceitar melhor a Alice. Então se você tem cachorro em casa e não entende que esse cachorro não aceita seu marido, não aceita seu filho ou qualquer outra pessoa que more com você.
É bem provável que você esteja oferecendo uma rotina que você não pode cumprir. Você não pode estar 100% disponível para o animal o tempo inteiro, dê espaço para outras pessoas, se não com certeza o animal vai preferir ter somente você como companhia. Isso que faz o excesso, se você der carinho demais, não abre espaço para outra pessoa também ter contato com o animal. Preste muita atenção, isso é pouquíssimo falado no meio do adestramento. Para se construir uma relação boa entre os outros membros da casa, você tem que delegar e dar espaço.
Perdiga e quando isto acontece com outro animal? Eu tenho 2 cadelas e uma gata. A neguinha chegou por último é a mais ciumenta, a gata ou outro cachorro de fora não pode chegar perto de mim que ela avança pra morder.
Deve ser isso que acontece com o meu cão.
Ele sempre avança no pé da minha irmã que nos visita. E esporadicamente em outras pessoas também.
Talvez eu esteja dando atenção demais pra ele. Mas, é porque minha irmã que mora comigo não gosta de cachorro, então evito deixá-lo perto dela.
Verdade.
O que aprendi mesmo com você, dar ração, não quer, vai aguardar o 2° horário…
Olha, foi 10!!!