“Perdigão, o que faz o meu cachorro ficar focado em mim?” Treino.
“Que treino, Perdigão?” Comando básico “senta” em casa, várias vezes ao dia, com petisco, sem petisco, com brinquedo, o que você quiser. E aí, muito importante, não dá pra você que tem um cachorro que late pra tudo quando é cachorro, você querer pegar ele e levar direto no Parcão que tem um monte de cachorro. Você precisa primeiro começar a construir o seu passeio, melhorar o seu passeio num ambiente mais controlado. “Perdigão, o que que é um ambiente mais controlado?” Dentro da sua casa ou numa rua mais calma, com menos estímulos externos. A gente sempre começa a treinar qualquer cachorro com menos estímulos, pra depois a gente ir inserindo estímulos até a gente conseguir efetivamente, ter uma melhora no passeio.
“Pô, Perdigão, de manhã cedo na minha rua não tem ninguém”. Ótimo! Você vai acordar cedo, vai levar o seu querido cachorro em jejum pra rua, vai levar um frango desfiado, um petisco desses comprados, Barkeria, o que você quiser e vai começar a treinar o comando de “senta”. De que forma? Seu cachorro anda na rua, você tá andando, você fala “alto” na hora que você falar, você pega o petisco, passa no focinho dele e manda ele sentar. “Por que esse comando tão básico, Perdiga?”
Quando você faz isso de forma repetida no seu dia a dia, o seu animal começa a andar na rua e olhar para você. Quando o seu animal tá focado em você, ele não caça as coisas da rua.
Isso também serve para cachorro que sai latindo e querendo pular nas pessoas?
Sim. Pode servir!
Com certeza mais indicado impossível