Fala galera, tio Perdiga por aqui!
Hoje eu estou aqui com o meu amigo Gerônimo Neto, médico veterinário, trabalha tanto com a parte clínica quanto com a arte de cirurgia. Eu o conheci na faculdade, a gente não tinha muita intimidade por acaso do destino eu caí num plantão dele e hoje em dia é um dos principais profissionais de referência, um dos 3 principais que eu indico aqui no Rio de janeiro.
Perdiga: Uma dúvida que eu vejo com muita frequência é sobre a vacina de Giárdia. Muitos colegas fazem, muitos colegas não fazem, uma galera da antiga faz só a V10 e a raiva, as vezes você chega na casa do cliente e ele te pergunta: O que você acha? Aí eu falo, olha, eu aprendi de um jeito, mas assim, te muitas pessoas sobre a eficiência da Giárdia, eu queria que você falasse sobre isso e o quanto ela é importante devido ao convívio com o seu humano.
Gerônimo Neto: A Giárdia, essa vacina é muito questionada por vários profissionais e até mesmo elos proprietários, mas é uma vacina que eu sempre incluo no meu protocolo vacinal, porque eu noto quando eu pego, quando peguei já vários pacientes. Geralmente a giárdia comece entre 2 meses mais ou menos e esse paciente quando toma a dose da vacina, o protocolo vacinal completo, que são duas doses, esse animal pode até ter a infecção por giárdia, mas será uma infecção muito mais branda. Isso pro animal, pro paciente que chega num estado muito debilitado no quadro com giárdia e até descobrir, fechar o diagnóstico, esse paciente já vai apresentar um quadro clínico muito desfavorável. Então é muito importante por conta disso, gerar uma imunidade para que se um dia acontecer, a contaminação será muito mais branda.