O que fazer para o cachorro parar de roer as coisas? A minha já tem 6 meses.
A questão da troca dentária, que é até os 4 meses, faz com que o animal tenha uma necessidade exacerbada de roer as coisas, mas como a cadela já tem 6 meses, o que provavelmente está acontecendo é o seguinte:
Não está sendo entregue um gasto de energia efetivo Esse animal, provavelmente está ou não está andando de forma alguma na rua ou está “andando um passeio de shopping”, né, que um grande amigo meu fala e eu adorei essa qualificação dele, que é um passeio onde o animal vai cheirando e parando e respirando o tempo todo. Não é um passeio educativo, não é um passeio com o animal de guia curta, não é um passeio na velocidade que o dono imprime. Isso faz com que o animal desça, faça xixi e cocô, as vezes chega em casa e continue agitado. Provavelmente não tá ocorrendo um enriquecimento ambiental. Enriquecer o ambiente, seja com enriquecimento pra faro, escondendo petiscos debaixo de móveis pelos cantos da casa, seja brinquedos pro animal roer, seja brinquedos pra interação, animal bater numa garrafa pet e cair ração, essas coisas.
Não tá havendo a inserção desses brinquedos, desse enriquecimento ambiental e provavelmente não tá havendo uma rotação dos brinquedos, porque as pessoas não levam em conta, mas, quando o animal tem disponibilidade demais a um objeto, ele banaliza. Então, não adianta você deixar o brinquedo disponível o tempo todo, que esse animal não vai hiper valorizar esse brinquedo Então, geralmente o animal que continua destruindo as coisas, é porque ele não tá passeando direito, uma ou duas vezes por dia ou que provavelmente ele não tem brinquedos necessários para canalizar a energia dele. É claro que existem animais que tem problema de ansiedade de separação, que destroem coisas por ficarem sozinhos, mas, provavelmente não é o caso dessa Shitzu de 6 meses.
** O adestramento de cães é benéfico para toda família, pois o adestramento de cães não age apenas na educação canina, o adestrador consegue agir não somente na educação do cão, mas também na educação da família. O adestramento de cães tem mais benefícios do que imagina. Procure um adestrador ou entre em contato comigo, Henrique Perdigão.**