Fala galera! Aproveitando aqui que tá chegando o verão, aproveitando aqui o meu amigo Snoopy de novo, pra falar um pouco pra vocês sobre a preocupação que você tem que ter quando andam com o se cachorro nos dias de calor, tá?
É super, ultra, mega normal que a capacidade aeróbica do animal diminua, o ar fica mais quente. A troca de temperatura através da respiração é menor. Então, preste atenção, muita atenção no seu cachorro, preste muita atenção na respiração abdominal dele, preste muita atenção na exteriorização da língua dele. Se o animal ficar um pouco mais ofegante, espere. Faça um passeio mais curto, procure as sombras, os horários mais frescos. Ah, Perdigão, mas não dá pra esperar só até de noite! Tudo bem, se tiver que sair, saia, mas saia nas sombras, coloque sua mão no chão, teste durante 10 segundos e se sua mão conseguir ficar ali é porque seu cachorro consegue pisar. Não force o seu cachorro além da conta. O Snoopy tá aqui, super ofegante. Eu vou fazer com a mesma intensidade o treino com ele? Não!
Agora uma dica muito importante para você aí que faz algum contrato de serviço de passeador, tá? Ou você mesmo que tem um adestrador. Não cobre desse profissional o mesmo volume do treino, não cobre desse profissional o mesmo volume de passeio, tá? Existem possibilidades de gastar energia do animal nos dias de calor. Na garagem do prédio, na escada, em lugares com a temperatura mais amena. Se por um acaso, ele chegar pra você e falar assim: Olha, seu cachorro tá muito cansado hoje. Seu cachorro que não tá acostumado a fazer isso, começou a deitar no meio do passeio. É uma sinalização muito importante que esse animal pode realmente tá mais cansado que o normal. O Snoopy não é de ficar sentado assim quietinho, ele tá sempre querendo brincar e cheirar. E eu já percebi hoje que ele está andando com a coleira muito menos tensionada, eu já percebi que ele está mais ofegante, que ele está respirando melhor, então, o que é que a gente faz? Reduz o volume do treino e anda mais devagar. Então assim, vamos nos preocupar, tá?