É extremamente importante que o seu cão coma a ração dele no máximo de 30 minutos, por quê? 99% das doenças que acometem os cães, estão relacionadas a perda de apetite. É o primeiro sintoma clínico, então é extremamente importante que o seu cão coma na hora certa, que você consiga ter controle sobre isso, por quê? A ração no ambiente faz com que perca nutrientes, ela atrai bactérias aeróbicas e ela perde a crocância. Eu não sei vocês, mas eu odeio biscoito mole, então assim, pro cão também não é interessante. Quando a gente consegue fazer com que o animal coma no horário certo, a gente consegue prever quando serão os horários de cocô dele, é a gente conseguir que o cão faça cocô no lugar certo e não pela casa toda.
A relação de alimentação no horário certo, cocô no horário certo, devem estar intimamente ligadas. Quando você consegue que seu animal coma no horário certo? Você deixa ele preso num espaço e ele só vai ser liberado desse espaço depois que ele fizer cocô. Por quê? A gente vai fazer uma tripla recompensa. Primeiro, quando a gente for lá e ver que ele fez cocô, a gente vai dar bastante carinho, depois a gente vai dar imediatamente uma recompensa, seja com petisco, salsicha ou biscoito e a terceira recompensa consiste em permitir que o animal venha para o lugar que você está. Então, se ele ficar restrito àquele espaço, com certeza ele fará cocô ali dentro, ele não tem opção e para que a gente consiga que esse cocô se mova nesse espaço, a gente vai utilizar o repelente caseiro. É muito importante: Foco da alimentação no horário certo é qualidade de vida! É a gente conseguir prever problemas de saúde no animal. Se a gente deixa a comida o dia inteiro, ele como um pouquinho e a gente só vai completando. Com a vida corrida, você só vai completando, você não consegue ter uma noção real do volume alimentar do seu cão. Agora, se ele tem um hábito preciso de alimentação, ele come no horário certo. Por exemplo: O Barney come 40 pepitas de ração, um potinho, meio copo de requeijão, se ele tem o hábito alimentar correto, come três vezes ao dia (por ele ser um filhote) e aí ele começa a deixar 10 pepitas, 20 pepitas, a gente consegue ter uma noção que o apetite dele está diminuindo, ou ele tem uma gastroenterite, ou ele está com verminose ou engoliu algum corpo estranho, ou ele está com uma gastrite. Todos esses são sinais extremamente importantes pra saúde do animal e que vão fazer com que a gente o leve ao veterinário e o consulte. Quanto mais cedo a gente descobrir essa variação de apetite, mas cedo vai ser resolvido esse problema com a alimentação.
Na maioria das vezes o animal que come uma ração de qualidade, seja Premium, Super Premium, o que for, o volume de fezes dele é de acordo com o volume de ração que ele tem. Geralmente se ele come numa velocidade normal, leva 2, 3 minutos para comer aquele pote de ração, ele faz um cocô por alimentação. Se você tem um cãozinho em casa que come rápido demais e ele defeca o dia inteiro, provavelmente ele vá precisar de um pote de ração que se chama slow fade, porque esse tipo de pote gera uma barreira física e faz com que o animal coma devagar. Quando você come muito rápido, a sua digestão é prejudicada, a sua absorção de nutrientes é prejudicada e o quê que acontece? O animal produz muitas vezes, então, quando a gente consegue que o animal coma mais lentamente, isso ajuda bastante. Para as pessoas que tem dificuldade em achar o pote slow fade, tem a opção de você comprar uma forma de pudim, isso faz com que o seu animal tenha uma dificuldade de comer, fazendo com que ele coma mais lentamente.